Pode dar frutas para cachorros?

Quando pensamos em um lanche saudável para nós, humanos, muitas vezes nos vem á cabeça: frutas! As frutas são ricas em vitaminas e minerais, e muito nutritivas, além de serem, é claro, naturais. Será que elas também fazem bem para os nossos cães?

E a resposta é: sim! Muito melhor do que dar “bifinhos”, biscoitos, e outros produtos industrializados, ricos em sódio e produtos químicos, é dar uma fruta para fazer um agrado para o seu cão.

Quais são as melhores frutas para os cachorros?

As frutas abaixo não estão listadas em qualquer ordem em particular. Não estamos considerando uma como sendo “melhor” do que a outra, pois cada uma tem as suas próprias propriedades benéficas. Variar as frutas que você oferece ao seu cão é a melhor maneira de agradá-lo e, ao mesmo tempo, fornecer nutrientes que ajudarão a melhorar a sua saúde.

Banana

As bananas são ricas em fibras, potássio, vitaminas A e B, e auxiliam na função intestinal.

Maçã

A maçã deve ser oferecida ao cão sem as sementes, que são tóxicas para eles. As maçãs melhoram a imunidade, regulam a glicemia, e são ricas em probióticos (estimulam o crescimento das bactérias “boas” do intestino).

 Pera

Também deve ser oferecida sem sementes. Serve como fonte de potássio, vitaminas, sais minerais, aumenta a imunidade, e protege o intestino.

Kiwi

Além de ser delicioso, o kiwi fornece mais vitamina C do que a laranja, fortalece os ossos e tecidos conjuntivos, fortalece o sistema imunológico, e é rico em fibras e antioxidantes. Deve ser servido sem casca.

Laranja

Rica em fibras e antioxidantes como a vitamina C, a laranja tem propriedades antiinflamatórias, antialérgicas, e anti-hipertensivas. Acredita-se também que a laranja ajude a combater e prevenir vários tipos de câncer e o envelhecimento precoce. Ofereça a laranja sem casca e sem sementes, mas com bagaço. Evite se o cão tiver problemas de gastrite e acidez.

Abóbora

A abóbora ajuda a regular o sistema digestivo, sendo útil tanto em casos de diarreia  quanto constipação. Ela é rica em vitaminas, fibras e antioxidantes, contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

E tem alguma fruta que eu não possa dar ao meu cão?

Sim. Apesar de que a grande maioria das frutas é considerada segura para os cães, algumas devem ser evitadas. Veja algumas delas:

Uvas

As uvas de todas as variedades, tanto “naturais” quanto passas, devem ser evitadas, pois podem causar danos aos rins dos cães (saiba mais aqui).

Carambola

Apesar de ser muito nutritiva para humanos, a carambola pode levar à formação de cálculos urinários e à insuficiência renal em cães.

Cebola

Cebola não é fruta, mas, já que estamos falando de alimentos naturais para cães, nunca é demais avisar que as cebolas são tóxicas para cães e devem ser evitadas. Tanto alimentos preparados em casa quanto industrializados (isso inclui algumas papinhas para bebês) que contenham cebolas em sua composição podem levar à intoxicação por cebola, que causa anemia grave.

Abacate

Os caroços e as folhas do abacate contém persina, que é uma substância fungicida (elimina fungos), e que é tóxica para cães, gatos, cavalos e algumas aves. A polpa da fruta pode ser oferecida com moderação, desde que os caroços sejam removidos. O abacate contém é rico em gorduras poliinsaturadas, que, apesar de serem consideradas gorduras “saudáveis”, também engordam e podem sobrecarregar o pâncreas se fornecidas em excesso.

 Figo

O figo pode causar reações alérgicas em cães, e tanto as frutas quanto as folhas da figueira podem causar diarreia e vômitos se ingeridos.

Autora: Bárbara Gomiero

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2006, especialista em Clínica de Pequenos Animais. Apaixonada por cães, tem um amor especial pelos cães idosos, e trabalha para levar conhecimento e informação aos seus tutores, para que esses sejam capazes de proporcionar uma excelente qualidade de vida nessa fase tão delicada de seus cãezinhos.

  • Muito bom esse post, doutora Bárbara!
    Meus cães gostam muito de banana, maçã e abacate (esse último sempre com moderação).
    Um deles gosta muito de melão e recusa as outras frutas. O melão também é recomendado?

    Obrigada,

  • kamilla

    Olá boa noite, e sobre o coco seco? li algumas matérias dizendo q não pode, outras q pode, me esclareça por favor?!

    • Olá, Kamilla!
      Se você estiver falando sobre a polpa do coco em si, pode dar sem problemas (com moderação porque é calórico, mas não é prejudicial à saúde).
      O que não é recomendável é dar coco ralado comprado em pacotinhos, por exemplo – pois estes geralmente contêm açúcar, conservantes, e outros componentes que podem não ser muito saudáveis.

      • Aproveitando a questão, os meus gostam muito de óleo de coco. Dou uma colher pequena, de vez em quando. Pode ser prejudicial?

        Obrigada,

        • Pode dar óleo de coco sim, com certeza! Pode dar inclusive diariamente, fará bem a eles 😉 (+- uma colher de chá para um cão de 5 Kg seria o indicado, por exemplo)