fevereiro 24

Úlcera de Córnea em Cães

17  comENTÁRIOS

Assim como os humanos, os olhos dos cães também são bem sensíveis. Qualquer coisa que encoste neles, qualquer pequena irritação, pode causar bastante dor e desconforto. Uma causa comum de dor ocular nos olhos dos cães são as úlceras de córnea.

O que é úlcera de córnea?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a córnea: a córnea é a parte transparente do olho, que recobre a íris (parte que define a cor dos olhos) e a pupila (o “pontinho preto” no meio). Ela permite a passagem da luz para dentro dos olhos, e serve como uma barreira que os protege contra infecções e outras possíveis agressões que possam afetar a visão.

A córnea é a parte transparente do olho do cão, que permite a passagem de luz e protege o olho contra agressões externas.
Imagem:Veterinária Atual

A úlcera de córnea nada mais é do que uma ferida profunda na córnea, que pode ser um arranhão, uma punção, ou outro tipo de lesão. Como a córnea é totalmente transparente, as úlceras normalmente são difíceis de serem vistas sem o auxílio de corantes, mas em casos mais avançados, pode ser possível observar uma ou mais pequenas depressões nos olhos do cão. Já em situações extremas, pode ocorrer a chamada “descemetocele”, que é o extravasamento de líquidos de dentro dos olhos, podendo levar ao colapso do globo ocular e a perda do olho.

Por que ela acontece?

A causa mais comum de úlceras de córneas em cães é o trauma. Ou seja, a maioria dos casos está relacionada a agressões físicas ao olho, não necessariamente propositais. Ciscos que caiam nos olhos, partículas de poeira, pedras, pontas de galho, agulhas, e mesmo batidas acidentais em paredes podem levar à formação de úlceras de córnea. Este tipo de problema é especialmente comum em cães das raças “braquicefálicas” (de focinho achatado), devido aos seus característicos olhos saltados, que ficam mais expostos às agressões ambientais do que os dos outros cães.

Mas podem haver outras situações: o olho seco também é uma causa comum. O olho seco é o ressecamento dos olhos, que pode acontecer quando a produção de lágrimas é insuficiente, ou então, se o cão sofrer com um problema chamado “lagoftalmia”. A lagoftalmia é uma condição em que o cão não consegue fechar completamente as pálpebras, de modo que uma pequena porção dos olhos está sempre exposta ao ambiente, ficando ressecada. Novamente, os cães braquicefálicos são os animais mais propensos a isso, já que os seus olhos saltados podem ser desproporcionalmente grandes para que as pálpebras consigam se fechar corretamente.

Queimaduras, infecções, entrópio (quando a pálpebra se dobra para dentro), paralisia do nervo facial, e mesmo doenças endócrinas, como diabetes, hipotireoidismo e síndrome de cushing, também podem levar à ocorrência de úlceras.

Como saber se o meu cachorro tem úlcera de córnea?

As úlceras de córnea são bem dolorosas, e o cão pode demonstrar o seu desconforto piscando os olhos com frequência, ou mantendo-os fechados, esfregando o focinho em superfícies (como cantos de sofá ou em paredes), ou passando as patas sobre os olhos.

Os olhos podem parecer avermelhados, com bastante secreção, e recoberto por um “filme” esbranquiçado. Como já mencionado anteriormente, em casos mais avançados pode ser possível observar um ou mais pequenos “buracos” sobre a córnea do cão, ou até mesmo o extravasamento de líquidos através deles.

O teste mais usado pelos médicos veterinários para diagnosticar a úlcera de córnea é muito simples, e requer apenas o uso de um colírio especial. Este colírio, chamado “fluoresceína”, é um corante que parece alaranjado, mas, ao entrar em contato com os olhos, marca de verde eventuais úlceras. Dessa forma, se, após a aplicação do colírio, o cão parecer ter manchas verdes nos olhos, está constatada a presença de úlceras.

Úlcera de córnea destacada pelo colírio fluoresceína (verde).
Imagem: Cavalier Health

Como tratar?

As úlceras de córnea são tratadas primeiramente com colírios com antibióticos e outros princípios ativos que ajudam na regeneração do olho, e “que substituem” as lágrimas. Se a úlcera for muito profunda, e/ou causada por algum objeto perfurocortante, então uma cirurgia pode ser necessária.

Se o cão esfregar muito os olhos, ou passar as patas sobre eles com frequência, um colar elisabetano (“abajur”)  pode ser indicado, para impedir que o animal atrapalhe a sua própria recuperação.

Como sempre, vale a máxima: quanto antes o problema for detectado, melhores são as chances de recuperação. Por isso, se notar que o olho do seu cão parece diferente de alguma forma, ou que ele parece estar sentindo do ou desconforto, não perca tempo e leve ao veterinário!


Você também pode gostar:

  1. Olá Dra. Tenho uma filhote de Shitzu ela tem 5 meses e de uma dia para outro ela amanheceu com o olho todo branco e um pouco vermelho, ela está sentindo muita dor não deixa nem mexer nele, também está lacrimejando. O que é? E o que devo usar para melhorar? Não tenho muitas condições de levar em um veterinário, e também moro muito distante da cidade em que há algum.

    1. Boa noite!!! Tente levar num veterinário!!! Não conte com a sorte!!! Geralmente eles parcelam no cartão… Melhoras para seu pet.

    2. Olá, Tayná!
      Caso já não tenha feito isso, leve ao veterinário o quanto antes possível. A sua cachorrinha corre o risco de perder o olho. Não podemos indicar medicamentos pela internet, sem examinar o animal e ter um diagnóstico preciso.

  2. Olá Dr. Minha cachorrinha está com úlcera de córnea, já faz quase um mês, há 16 dias atrás levei no veterinário e ele me receitou a pomada Regencel.. disse que em até 10 dias já deveria ter melhora, mas infelizmente não houve, então o veterinário pediu para passar por mais cinco dias e colocar o colar elizabetano. Hoje faz 2 dias que estou usando o colar e ainda não houve melhora.. e o olho dela fica lacrimejando 🙁

    1. Olá, Michele! Se não houve melhora com o tratamento proposto, volte ao veterinário e peça para ele verificar se não é o caso de trocar a medicação; ou, se preferir, procure uma segunda opinião – preferencialmente, um vet especializado em oftalmologia.

  3. Me chamo Terezinha Carneiro
    Boa noite dra, meu bichinho (ilhasa apso- Toby) está com ulcera na córnea usamos um colírio por 15dias agora usando 03 colírios, e o mais triste era em um olho agora parece que está também, já chorei muito ñ quero q ele perda a vista ou a visão, já levei em um oftalmo mas o outro também estou desesperada, me conforte por favor….. Muito obrigada

    1. Olá, Terezinha! Como vai?
      O olhinho do Toby melhorou? O tratamento as vezes pode ser prolongado mesmo, mas, se a úlcera começar a ser tratada em estágios iniciais, geralmente é reversível.
      Melhoras para ele!

  4. Informações muito importantes, gostei!
    O cão da minha tia está com esse problema, mas como os colírios não funcionaram, será necessária uma cirurgia para raspagem da córnea…

      1. Boa noite meu cachorrinho tem 3 meses e tem úlcera córnea infestada o olho está inflamado com muita secrecion e vermelhidão será q com colírio e suficientes?

        1. Olá, Ferreira!
          Quando falamos em filhotes com secreção ocular, a primeira coisa que me vem à mente é cinomose. Esta é uma doença viral grave, e que pode levar à morte rapidamente e deixar sequelas neurológicas nos animais que sobrevivem. Portanto, é fundamental que o seu cãozinho seja examinado por um médico veterinário o quanto antes, caso já não tenha feito isso.

          Se o problema não for cinomose, mas somente nos olhos, então, sim, o tratamento com colírios deve resolver – contanto, logicamente, que o seu cão já tenha sido devidamente examinado pelo oftalmologista veterinário e ele tenha feito a prescrição da medicação.

          Melhoras para ele!

        1. Dra.Barbara
          não sei se vc realmente é veterinária ou não porem esta medicação e vendida pela internet e sem receita ou intervenção de nenhum veterinário, eu somente quis ajudar devido ao desespero da proprietária do animal ok.
          E como o sintomas do cão dela era bem parecido ao meu lhe passei a informação .
          A Sra. por si disser veterinária deveria corrigir os erros de português ou lhe orientar da forma que lhe cabe e não me criticar me por tentar ajudar.
          obrigado.

  5. Meu cão teve este problema. Recomendo as viseiras Optivisor.
    São máscaras protetoras muito mais confortáveis do que o colar (cone)
    Com elas ele pode comer e beber livremente, e não fica com os movimentos limitados.

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}