Meu Cão Velhinho

Como dar medicamento via oral para o meu cachorro?

Dar medicamentos para um cão pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas nada impossível, basta paciência e disciplina. Assim, você consegue educar o seu cachorro a abrir a boca com maior facilidade e evitar transtornos na hora de medicá-lo.

Por isso, é importante usar alguns minutos por dia com o seu filhote para que você e ele se acostumem. O ponto legal é que esse momento serve para várias tarefas como escovar os dentes do seu cão, limpar os ouvidos, cortar unhas ou mesmo checar a pele e o pelo do animal. Abrir a boca e fazer uma inspeção ajuda o seu cão a se acostumar à medicação oral.

Como dar comprimidos e/ou cápsulas:

Dar comprimido para o cão funciona da seguinte forma: primeiro segure o comprimido com os dedos polegar e indicador em formato de pinça, deite o cachorro e em seguida coloque o remédio no espaço atrás do dentes do seu cão. Na sequência segure as bochechas de ambos os lados para evitar que ele cuspa o comprimido. Caso seu cachorro force para abrir a boca, você deve segurar o maxilar superior e inferior, espere alguns segundos, se o seu cachorro começar a se lamber é porque ele engoliu a medicação.

Outra forma do seu cão ser medicado com comprimidos e/ou cápsulas de forma oral

Misture ao alimento
Você pode fazer pequenas “almôndegas” de comida para cachorro, dessa forma o cheiro da comida disfarça o cheiro do comprimido. Para usar esse método, é importante verificar primeiramente com o médico veterinário se esse medicamento pode ser mastigado.

Uso de guloseimas

Há também guloseimas comerciais disponíveis feitas especificamente para administração de medicamentos que são pegajosas o suficiente para dificultar que o cão separe o comprimido, enquanto come o petisco. Existem também os “Pockets” que permitem colocar os comprimidos dentro.

Como dar medicamentos líquidos ou diluídos  

Eles podem ser administrados na bochecha entre os molares ou sobre a língua. Uma seringa de plástico, sem a agulha pode ser usada para oferecer esse medicamento líquido.

Para colocar sobre a língua, da mesma forma que os comprimidos, aperte os lábios do cão junto aos dentes, afastando o maxilar da mandíbula, abrindo levemente a boca. Insira a ponta da seringa na abertura inclinando levemente o queixo para cima ajudando-o a deglutir. O cão vai engolir automaticamente. 

Procure dar sempre uma pequena quantidade de líquido ou diluir as gotas em uma quantidade pequena de água. O veterinário vai auxiliá-lo nessa tarefa. Não tente dar o líquido se ele se engasgar ou tossir.

LEMBRE-SE

Todo medicamento só deve ser dado ao animal com aprovação e orientação do médico veterinário.

Sair da versão mobile