Por Que o Seu Cão Deve Comer Cenouras - Meu Cão Velhinho

Por Que o Seu Cão Deve Comer Cenouras

Pode parecer estranho, já que os cachorros são carnívoros, mas muitos deles apreciam uma boa cenoura – e a boa notícia é que ela faz muito bem para eles!

Quando oferecidas cruas, as cenouras trazem diversos benefícios: um deles é servir como um “ossinho”, que ajuda a limpar os dentes e a aliviar a tensão. O ato de roer por si só ajuda a diminuir o estresse em cães, diminui a ansiedade por separação, e diverte, ao mesmo tempo em que remove dos dentes restos de comida que podem levar ao acúmulo de placas bacterianas e tártaro.

Assim como os coelhos, muitos cães também apreciam as cenouras.

Assim como os coelhos, muitos cães também apreciam as cenouras.
HD Wallpapers

Nutricionalmente falando, as cenouras são excelentes, pois são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais. Assim, é possível enriquecer a dieta do seu cão e ajudá-lo a manter a saúde sem que ele engorde desnecessariamente! Os principais nutrientes encontrados na cenoura são:

  • O beta-caroteno, que se transforma em vitamina A no fígado. Ajuda a manter os olhos saudáveis, a prevenir catarata, e retarda o envelhecimento;
  • A vitamina C, que estimula a imunidade e ajuda a prevenir doenças;
  • Vitaminas do complexo B, que colaboram com o bom funcionamento do sistema nervoso e do trato digestivo. Um ótimo auxiliar no tratamento da Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina!
  • A vitamina D, que regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue, ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes, tumores, demência (DCC), e doenças infecciosas;
  • A vitamina K, fundamental para a boa coagulação do sangue;
  • Cálcio, Potássio, Fósforo e Sódio, necessários para o equilíbrio dos componentes do sangue;
  • Fibras, que ajudam a manter o cão saciado especialmente em dietas para perda de peso.

Como se não bastasse, diversos estudos vêm atribuindo às cenouras importantes funções antineoplásicas. Isso significa que elas podem ser ótimas aliadas no combate ou na prevenção do câncer! Além disso, serve como um ótimo petisco ou recompensa para sessões de adestramento.

Não é Mais Fácil Dar Um Suplemento?

Alguns tutores talvez acreditem que é mais fácil simplesmente comprar um suplemento alimentar, que contenha todas as vitaminas de que os nossos amigos peludos necessitam. Mas não é a mesma coisa: o nosso organismo – e o dos nossos cães – consegue aproveitar muito melhor os nutrientes quando eles vêm dos alimentos do que quando estão na forma de medicamentos. Além disso, a cenoura é uma opção muito mais barata e divertida para o seu cão!

Todos Os Cães Podem Comer Cenouras?

Se as cenouras forem consumidas em excesso, alguns cães podem sofrer com prisão de ventre, e até mesmo hemorroidas, devido à dificuldade para defecar. Para evitar este problema, basta dar ao cão uma quantidade moderada de cenouras: não mais do que duas cenouras por dia para cachorros grandes, ou meia cenoura para os pequenos.

Mais raramente, alguns cães podem ter diarreia e alergias alimentares, tal como pode acontecer com qualquer outro alimento. Existe o risco de engasgo se o cachorro for muito afoito, ou se ele não estiver habituado a roer. Fique atento, principalmente nas primeiras vezes em que der o petisco.

Por fim, os cães diabéticos podem comer cenouras, mas com (ainda mais) moderação.

Mas o Meu Cachorro Não Tem Dentes…

Você também pode dar a cenoura cozida para o seu cão, embora, neste caso, haja perda de alguns nutrientes. Por perder a textura firme, ela também não dura mais tanto como “brinquedo” e nem limpa os dentes. Mesmo assim, continua sendo um petisco barato, saudável e nutritivo para o seu cão.

O único cuidado que você deve ter é cozinhar a cenoura somente em água, ou água com um pouquinho de sal. Não adicione temperos industrializados e nem alho ou cebola, que podem causar intoxicações. Veja também as nossas dicas para os cães que já perderam os dentinhos neste artigo!

 

 

Autora: Bárbara Gomiero

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2006, especialista em Clínica de Pequenos Animais. Apaixonada por cães, tem um amor especial pelos cães idosos, e trabalha para levar conhecimento e informação aos seus tutores, para que esses sejam capazes de proporcionar uma excelente qualidade de vida nessa fase tão delicada de seus cãezinhos.

Comments are closed