Por Que Você Não Deve Dar Uvas Ao Seu Cão - Meu Cão Velhinho

Por Que Você Não Deve Dar Uvas Ao Seu Cão

Muitos cães adoram uvas. Mas, assim como acontece com o chocolate, esta “paixão” pode acabar mal…

O Que Acontece Se Um Cão Comer Uvas?

Tanto as uvas quanto as passas têm sido associadas a casos de Insuficiência Renal Aguda (IRA) em cães. A IRA normalmente aparece dentro de até 24 horas após a ingestão das uvas, e pode ser fatal. Os cães intoxicados por uvas podem apresentar:

  • Vômitos e diarreia (o vômito ou as fezes podem ter pedaços de uvas ou passas visíveis);
  • Perda de apetite;
  • Letargia, apatia;
  • Dor abdominal;
  • Faz pouco xixi, ou não faz xixi;
  • Insuficiência renal aguda e morte.

A insuficiência renal aguda, quando acontece, é agressiva, e pode levar à morte rapidamente. Ela requer intervenção imediata pelo médico veterinário.

Quantas Uvas o Meu Cão Pode Comer Com Segurança?

tigela com uvas

A intoxicação por uvas não é dose-dependente. Em outras palavras, não há uma correlação entre a quantidade de uvas ingeridas e o grau da intoxicação. Já foi relatado até mesmo o caso de um cão de 8 Kg que faleceu depois de ter comido apenas 4 ou 5 frutas. O que se sabe é que as passas parecem ser mais perigosas do que as uvas “normais”, e que todos os tipos são potencialmente tóxicos para cães.

Nem todo cão se intoxica ao comer uvas. De fato, acredita-se que apenas 1/3 deles seja sensível a este alimento. Mas isto não significa que o risco seja pequeno… Não é possível saber com antecedência se um cão é sensível ou não – e, se ele for, as consequências podem ser gravíssimas. Então, dar uvas a um cão é como uma roleta-russa: pode não acontecer nada. Ou pode ser fatal.

Não se sabe ao certo se existe um efeito cumulativo. Não se sabe, portanto, se um cão que já comeu uvas uma ou mais vezes sem maiores problemas poderá eventualmente sofrer consequências por conta disso. Acredita-se que, ao longo do tempo, cães que comem uvas possam ter insuficiência renal crônica, embora isto não esteja comprovado. É melhor, de qualquer forma, ser cauteloso mesmo que o seu cão já tenha comido uvas antes e não tenha se intoxicado.

Por Que As Uvas São Tão Perigosas Para Os Cães?

O porquê disso ainda não foi esclarecido. Chegou-se a acreditar que o problema seriam micotoxinas (toxinas produzidas por fungos), ou até mesmo agrotóxicos  presentes nas uvas, mas estas teorias já foram rebatidas.

Hoje em dia, acredita-se que as uvas tenham alguma substância que seja tóxica especificamente para os cães, embora não se saiba qual é.

O Que Fazer Se O Meu Cão Comer Uvas?

Se o cão for sensível, a intoxicação acontece muito rapidamente, e é muito perigosa. Então, o que precisamos fazer é impedir a absorção da substância tóxica. Para isso, será preciso induzir vômito no cão, caso ele já não esteja vomitando.

Em alguns casos, o animal deverá ser medicado pelo médico veterinário, e até mesmo tomar “soro na veia”. Isso serve para tentar ajudar o organismo a se livrar das toxinas, e também para manter os rins funcionando.

Como não é possível saber se o seu cão irá se intoxicar ou não, é melhor ser cauteloso e simplesmente evitar que ele coma. E, se ele comer, leve ao veterinário para tomar as devidas providências o quanto antes.

Autora: Bárbara Gomiero

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2006, especialista em Clínica de Pequenos Animais. Apaixonada por cães, tem um amor especial pelos cães idosos, e trabalha para levar conhecimento e informação aos seus tutores, para que esses sejam capazes de proporcionar uma excelente qualidade de vida nessa fase tão delicada de seus cãezinhos.