O que fazer primeiro quando meu cachorro quebrar a pata? - Meu Cão Velhinho

O que fazer primeiro quando meu cachorro quebrar a pata?

A gente nem repara, mas nossos pets estão sempre correndo o risco de quebrar a patinha de várias formas, seja em um atropelamento, queda ou até mesmo em um passeio pelo parque. Mas calma, não precisa se desesperar, caso ele apresente algum desconforto ou alguma lesão, é importante conhecer e aplicar os  primeiros socorros, e na sequência levá-lo ao veterinário.

Confira abaixo algumas dicas para você saber como agir nesse momento. 

Como saber se seu cão quebrou a patinha 

É muito fácil suspeitar de lesão nas patas do seu animal, pois ele vai se movimentar lentamente e mancar, tentando poupar a pata machucada. Além disso, um cachorro com trauma nas patas passa muito tempo deitado e se queixa toda vez que usa a patinha machucada.

Se você possui conhecimentos de primeiros socorros, imobilize a pata quebrada com um tecido, assim você evita uma piora da fratura.

 

Como lidar com o cão durante a recuperação

Ao retornar do veterinário, o seu cãozinho vai precisar de cuidados especiais. É fundamental dar a atenção necessária para que seu pet não force o membro em recuperação. Tente deixar o animal em repouso e o mantenha em um ambiente pequeno e com fácil acesso a água e comida. Dê muito carinho e atenção para seu cãozinho e tente não deixar ele sozinho por muito tempo.

Com muito amor e um pouquinho de paciência, ele estará pronto para correr pelo quintal rapidinho. 

 

Qual o tempo de recuperação? 

A melhora da pata quebrada varia de acordo com o local da fratura. Alguns ossos, como os planos, costumam levar de duas a três semanas para se recuperar. Porém, se a lesão acontece em algum dos ossos longos, o tempo de reabilitação pode ser bem maior.  

O médico veterinário irá avaliar qual é o caso do seu cãozinho e saberá informar qual o tempo estimado de recuperação e revisar os cuidados especiais que você deve ter ao retornar para casa com o animal. 

Você NÃO deve dar nenhum medicamento como antibióticos, analgésicos ou anti-inflamatórios para o seu cão sem a indicação de um médico veterinário.

 

QUERO APRENDER TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

De situações como um simples engasgo até os primeiros socorros em um atropelamento. Saber como agir na hora certa é fundamental e pode salvar a vida do seu cão! 

Foi com esse objetivo que o Cursos Pet desenvolveu o CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA CÃES. Um curso completo que vai preparar você para se tornar um verdadeiro expert nas  emergências mais comuns. Com o Curso de Primeiros Socorros para Cães você aprenderá as técnicas essenciais de primeiros socorros para salvar a vida do seu cão.

São mais de 47 AULAS e 15 MÓDULOS que vão mudar sua vida e a do seu pet!

Autora: Bárbara Gomiero