Kukur Tihar: Uma Homenagem aos Cães

Nesta semana, no Nepal, os cães ganham um dia só para eles!

Trata-se do festival Kukur Tihar, o segundo dia de comemoração do Diwali – uma festa religiosa hindu, conhecida também como “festival das luzes”, e que dura cinco dias. Em cada dia do Diwali, uma entidade ou um animal é homenageado, reconhecendo as conexões profundas que existem entre todos os seres vivos.

No dia do Kukur Tihar, que, neste ano é celebrado no dia 18 de outubro, todos os cães recebem várias homenagens. Tanto cães domiciliados quanto cães de rua recebem guirlandas de flores, que simbolizam respeito e dignidade, identificando o seu “usuário” como alguém importante.

Além das guirlandas, eles também recebem a “tika”, uma marca vermelha na testa significando que o cão é, ao mesmo tempo, devoto do bom caminho, e um objeto de devoção. A tika é vista como uma bênção a todos aqueles que cruzarem o caminho do cão durante o festival.

Mas é claro que a parte favorita dos cães são as oferendas de comida. As oferendas podem incluir leite, ovos, carne, ou ração de boa qualidade.

Autora: Bárbara Gomiero

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2006, especialista em Clínica de Pequenos Animais. Apaixonada por cães, tem um amor especial pelos cães idosos, e trabalha para levar conhecimento e informação aos seus tutores, para que esses sejam capazes de proporcionar uma excelente qualidade de vida nessa fase tão delicada de seus cãezinhos.

  • Ana Galvão

    AMEI iiiiii

  • Maria Do Socorro C Gomes

    Nossa, que legal, Podia ter no Brasil, também