Um tipo de tratamento cada vez mais usado para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida é a fisioterapia. Mas pouca gente conhece as suas aplicações para cães.
O que é fisioterapia?
A fisioterapia é um tipo de tratamento que emprega agentes físicos (água, frio, calor, eletricidade), massagens e exercícios para promover, manter ou restaurar o bem-estar físico, psicológico e social. Quando aplicada corretamente, a fisioterapia ajuda a aliviar a dor, a recuperar movimentos, prevenir perda muscular, agilizar a recuperação pós-cirúrgica ou após lesões, e prevenir complicações diversas.
Como funciona?
A fisioterapia combina diferentes estratégias de tratamento, tais como:
- Movimentação de articulações e tecidos moles;
- Massagens;
- Alongamentos;
- Atividades de fortalecimento;
- Reeducação postural e funcional;
- Eletroterapia e laserterapia;
- Aplicação de frio e/ou calor;
- Hidroterapia
Em que casos é indicada?
A fisioterapia pode ser indicada para inúmeras situações. No caso de cães, algumas das indicações mais comuns são:
- Lesões em ossos, músculos, tendões ou ligamentos;
- Problemas articulares (artrite, artrose, dificuldades de movimentação);
- Displasia coxofemoral e displasia de cotovelo;
- Recuperação pós-cirúrgica (cirurgias de ligamentos, descompressão da medula, amputação de membros, etc.);
- Problemas neurológicos: hérnia de disco, mielopatias, neuropatias, etc.;
- Controle de peso e obesidade;
- Diminuição do desempenho de cães atletas;
- Diminuição da mobilidade em cães idosos.
O tratamento deve ser iniciado a o quanto antes possível, assim que for feito o diagnóstico da doença ou do problema que acomete o cão.
Quais são as vantagens?
Uma das grandes vantagens da fisioterapia é a redução natural da dor, de tal modo que se torna possível diminuir o uso de medicamentos analgésicos – e, consequentemente, evitar os seus efeitos adversos.
Ela também torna mais rápida a recuperação de pacientes que tenham sofrido lesões ou passado por cirurgias, ao mesmo tempo em que previne a atrofia muscular. Com o uso deste tipo de tratamento, torna-se possível regenerar articulações danificadas pela artrose, recuperar ou melhorar a mobilidade do cão, e, em alguns casos, pode até mesmo evitar que o animal precise passar por uma cirurgia (cães com hérnia de disco, por exemplo).
Onde faço?
Para que o seu cão seja submetido à fisioterapia, será necessário o acompanhamento de um profissional especializado. Peça a indicação de um profissional da sua cidade ao seu médico veterinário.