Estudo desvenda porque os cães inclinam a cabeça quando falamos com eles

Uma pesquisa publicada no site Psychology Today desvendou porque, muitas vezes, os cachorros inclinam a cabeça quando estamos conversando com eles. Um dos motivos é o focinho do animal, que atrapalha sua visão da parte inferior do rosto humano. Isso é imprescindível para que o cão entenda a expressão facial e o estado emocional de seu dono, então, eles inclinam a cabeça para terem um campo de visão vertical maior.

A pesquisa ouviu 582 pessoas sobre a frequência com que seus cães inclinam a cabeça e qual a raça dos animais. 62% dos entrevistados disseram que seus cachorros fazem o gesto regularmente, mas pouco mais da metade, somente 52% dos donos de cães com focinhos achatados, como pugs e bulldogs, notaram o movimento. Em relação aos de focinho maior, sobe para 71%.

cão inclina a cabeça
Foi a diferença entre as taxas que levou o cientista que conduziu o estudo, Stanley Coren, a perceber que o tamanho do focinho é um dos fatores que influencia a inclinação da cabeça, mas não o único. Os 52% de cães com focinho achatado são significativos, o que nos mostra que existe algum outro motivo para o movimento.

Para que nós possamos entender na prática essa dificuldade é só colocar o punho na frente do nariz. De acordo com Coren, a pesquisa é o primeiro passo para encontrar mais respostas sobre o assunto.

Fonte: Bonde. Acesso: 18/11/2015

Autora: Bárbara Gomiero

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2006, especialista em Clínica de Pequenos Animais. Apaixonada por cães, tem um amor especial pelos cães idosos, e trabalha para levar conhecimento e informação aos seus tutores, para que esses sejam capazes de proporcionar uma excelente qualidade de vida nessa fase tão delicada de seus cãezinhos.