Deixa o meu bumbum em paz!

Poderia ser mais um manifesto contra o machismo, mas não é. Em que pese o nosso apoio à causa feminista, o bumbum de quem estamos falando aqui é o dos nossos cãezinhos. E você pode nem saber que ele sofre abusos recorrentes…

Você sabia que o seu cão tem duas glândulas ao lado do ânus? e que é por causa delas que os cães cheiram os bumbuns uns dos outros quando se conhecem? As glândulas anais produzem uma secreção com um cheiro bem forte, e este odor é único para cada animal (para nós, humanos, são todos bem parecidos, mas, para os cães, é como uma “impressão digital”). Normalmente, a liberação da secreção ocorre no momento da defecação, mas também pode acontecer se o animal estiver muito assustado ou nervoso.

Um Mau Hábito Disseminado

Acontece que, entre os anos 40 e 50, surgiu um hábito entre os tosadores, e que alguns mantêm até hoje: a drenagem manual das glândulas. Esta drenagem manual das glândulas, normalmente realizada uma vez por mês, é feita com o objetivo de “fazer o banho durar mais” (deixar o cachorro cheiroso por mais tempo), já que, com os sacos (glândulas) anais vazios, o cachorro não fica tão “fedido”. Mas tem um detalhe: esta hipotética vantagem vai por água abaixo depois de um tempo, já que a drenagem estimula as glândulas a produzirem mais secreção em menos tempo… então, após algumas drenagens, o cachorro começa a cheirar mal muito mais rápido.

Localização das glândulas anais no cão. Imagem: DForDog

Localização das glândulas anais no cão.
Imagem: DForDog

E esta não é a única desvantagem da drenagem manual das glândulas: o procedimento é desconfortável para o cão, diminui a tonicidade do músculo responsável por manter a glândula “fechada” (ou seja: a secreção “vaza” mais), e o trauma gerado pode causar inflamação e infecção.

Não são todos os tosadores que fazem isso. De fato, felizmente, muitos tosadores atualmente já têm a consciência de que este procedimento não é recomendável, mas ainda existem aqueles que insistem em esvaziar as glândulas dos cachorros dos seus clientes. E o pior: geralmente, nem pedem permissão! Por isso, se você leva o seu cachorro para tomar banho na pet shop, certifique-se de que este procedimento não é utilizado como “padrão” no estabelecimento que você frequenta.

Saculite das Glândulas Anais

O trauma causado pela expressão manual das glândulas é uma das possíveis causas para a saculite de glândulas anais, mas não é a única. Fezes muito moles, diarreias em geral, infecções gastrintestinais, e alergias também são possíveis culpadas. E ainda existem casos chamados “idiopáticos”, que é quando não há uma causa aparente.

O cão com saculite de glândulas anais sente dor e coceira na região do ânus, podendo demonstrar desconforto ao defecar. Ele pode coçar a região com a boca, lamber, ou esfregar o bumbum no chão. É possível perceber um inchaço ao redor do ânus, às vezes com secreção escura, purulenta ou sanguinolenta.

Saculite Anal. Imagem: ScotDir

Saculite Anal.
Imagem: ScotDir

O tratamento da saculite pode – aí sim – incluir a drenagem das glândulas para a remoção do conteúdo contaminado, normalmente uma única vez. Mas esta drenagem não é necessária em todos os casos; o que é preciso em todos os casos é o uso de antibióticos tópicos (locais) ou sistêmicos (por via oral), e antiinflamatórios.

Se a infecção se repetir com frequência, a cirurgia para a remoção das glândulas pode ser recomendada, mas este é sempre o último recurso: a cirurgia pode ter complicações no pós-operatório, como infecções e deiscência de suturas (quando “soltam os pontos”).

Compactação das Glândulas Anais

A compactação é um outro problema que pode acontecer com as glândulas anais, e este não tem causa conhecida. Ela ocorre quando a drenagem natural das glândulas não acontece adequadamente, e então a secreção fica toda acumulada. Esta condição também causa bastante desconforto, e é possível observar o cão “pulando” para olhar para trás, como se tivesse levado uma picada de formiga, esfregando o bumbum no chão, ou simplesmente ansioso.

A compactação das glândulas é menos visível externamente do que a saculite. A região pode ficar inchada e sensível, e o tratamento também inclui a drenagem da glândula. Nos casos de compactação, a drenagem pode ser necessária uma única vez, ou pode ser necessário repeti-la mensalmente. Se for preciso drenar a glândula mais do que uma vez por mês, então o animal é candidato à cirurgia para remoção das glândulas. Da mesma forma que no caso da saculite, a cirurgia deve ser utilizada apenas como último recurso, devido aos altos índices de complicações pós operatórias.

E a Prevenção…

Não existe qualquer método totalmente eficaz para prevenir a saculite e a compactação de glândulas anais; entretanto, uma boa dieta, associada ao correto manejo de quaisquer alergias que o animal possa ter, são um bom começo. Fezes firmes ajudam a drenar as glândulas e mantê-las em bom funcionamento. A obesidade também é um fator predisponente. Por fim, cães de raças pequenas, como os Shih Tzu, Lhasa Apso, Pequinês e Maltês, são os mais propensos a terem este problema. Um exame periódico das glândulas ajuda a evitar que a doença, se presente, se agrave. Fazer isso nas consultas anuais já é suficiente!

Examinando glândulas anais

Imagem: Talk of Dogs

Esvaziar as glândulas anais de cães saudáveis não traz benefícios, pelo contrário: como já mencionamos anteriormente, causa estresse, traumatiza, e pode causar inflamação e infecção, não sendo uma boa forma de prevenção. Se o tosador do seu cão afirmar que o seu cão precisa ter as suas glândulas drenadas por algum motivo médico, então leve o seu animalzinho a quem está apto a fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado: o médico veterinário.

Autora: Bárbara Gomiero

Formada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2006, especialista em Clínica de Pequenos Animais. Apaixonada por cães, tem um amor especial pelos cães idosos, e trabalha para levar conhecimento e informação aos seus tutores, para que esses sejam capazes de proporcionar uma excelente qualidade de vida nessa fase tão delicada de seus cãezinhos.

Comments are closed