julho 21

As melhores e as piores frutas para cães

14  comENTÁRIOS

Quando pensamos em um lanche saudável para nós, humanos, muitas vezes nos vem á cabeça: frutas! As frutas são ricas em vitaminas e minerais, e muito nutritivas, além de serem, é claro, naturais. Será que elas também fazem bem para os nossos cães?

E a resposta é: sim! Muito melhor do que dar “bifinhos”, biscoitos, e outros produtos industrializados, ricos em sódio e produtos químicos, é dar uma fruta para fazer um agrado para o seu cão.

Quais são as melhores frutas para os cachorros?

As frutas abaixo não estão listadas em qualquer ordem em particular. Não estamos considerando uma como sendo “melhor” do que a outra, pois cada uma tem as suas próprias propriedades benéficas. Variar as frutas que você oferece ao seu cão é a melhor maneira de agradá-lo e, ao mesmo tempo, fornecer nutrientes que ajudarão a melhorar a sua saúde.

Banana

As bananas são ricas em fibras, potássio, vitaminas A e B, e auxiliam na função intestinal.

Imagem: University of California – Santa Cruz

Maçã

A maçã deve ser oferecida ao cão sem as sementes, que são tóxicas para eles. As maçãs melhoram a imunidade, regulam a glicemia, e são ricas em probióticos (estimulam o crescimento das bactérias “boas” do intestino).

 Pera

Também deve ser oferecida sem sementes. Serve como fonte de potássio, vitaminas, sais minerais, aumenta a imunidade, e protege o intestino.

Kiwi

Além de ser delicioso, o kiwi fornece mais vitamina C do que a laranja, fortalece os ossos e tecidos conjuntivos, fortalece o sistema imunológico, e é rico em fibras e antioxidantes. Deve ser servido sem casca.

Laranja

Rica em fibras e antioxidantes como a vitamina C, a laranja tem propriedades antiinflamatórias, antialérgicas, e anti-hipertensivas. Acredita-se também que a laranja ajude a combater e prevenir vários tipos de câncer e o envelhecimento precoce. Ofereça a laranja sem casca e sem sementes, mas com bagaço. Evite se o cão tiver problemas de gastrite e acidez.

Abóbora

A abóbora ajuda a regular o sistema digestivo, sendo útil tanto em casos de diarreia  quanto constipação. Ela é rica em vitaminas, fibras e antioxidantes, contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

E tem alguma fruta que eu não possa dar ao meu cão?

Sim. Apesar de que a grande maioria das frutas é considerada segura para os cães, algumas devem ser evitadas. Veja algumas delas:

Uvas

As uvas de todas as variedades, tanto “naturais” quanto passas, devem ser evitadas, pois podem causar danos aos rins dos cães (saiba mais aqui).

Carambola

Apesar de ser muito nutritiva para humanos, a carambola pode levar à formação de cálculos urinários e à insuficiência renal em cães.

Cebola

Cebola não é fruta, mas, já que estamos falando de alimentos naturais para cães, nunca é demais avisar que as cebolas são tóxicas para cães e devem ser evitadas. Tanto alimentos preparados em casa quanto industrializados (isso inclui algumas papinhas para bebês) que contenham cebolas em sua composição podem levar à intoxicação por cebola, que causa anemia grave.

Abacate

Os caroços e as folhas do abacate contém persina, que é uma substância fungicida (elimina fungos), e que é tóxica para cães, gatos, cavalos e algumas aves. A polpa da fruta pode ser oferecida com moderação, desde que os caroços sejam removidos. O abacate contém é rico em gorduras poliinsaturadas, que, apesar de serem consideradas gorduras “saudáveis”, também engordam e podem sobrecarregar o pâncreas se fornecidas em excesso.

 Figo

O figo pode causar reações alérgicas em cães, e tanto as frutas quanto as folhas da figueira podem causar diarreia e vômitos se ingeridos.


Você também pode gostar:

  1. Aproveitando que todos estão falando tbm quero saber de uma dúvida minha . Eu tenho uma filhote fêmea de 4 meses , eu misturo carne picada ou as vezes calabresa picada ( eu sempre pego um pano e enxugo pra não ficar tão oleoso , pra minha bebê não passar mau) ai eu misturo com arroz e coloco uns grãozinhos de ração , isso eu faço duas vezes ao dia e as vezes eu só do uma vez assim e depois dou ração pra ela , só pura . Eu estou fazendo certo ? Pq vi em sites que a RAÇÃO pode ser algo bem tóxico pra minha amiguinha e tbm quero saber se estou certa fazendo isso pra ela , pq antes ela n queria comer só a ração , então por isso eu tava misturando , ahh e eu coloco um pouco de água na mistura que eu faço , um poco de arroz , calabre/carne picada enxugada , ração e um pouco de água pra ela poder ingerir melhor . Estou fazendo o certo ???????

    1. Olá, Lary!
      A calabresa não é recomendada também não… Além disso, ao misturar a ração com os alimentos, em geral o que acontece é que o cão acaba não recebendo nem a quantidade correta de ração e nem a de comida. Esta dieta fica bem incompleta.
      Se você tem interesse em adotar a alimentação natural para a sua cachorrinha, é importante que seja devidamente orientada por um profissional.
      Caso deseje, eu faço orientação nutricional online. Escreva para contato@meucaovelhinho.com.br se quiser mais detalhes 😉

  2. Boa noite… estou acompanhando os comentários e gostaria muito de tirar algumas dúvidas. Meu cãozinho tem 17 anos … é um poodle … sempre muito bem cuidado… está idoso…. eu sei e já está com problemas nas glândulas salivares. Forma -se um enorme papo de água abaixo da mandíbula inferior. Já fizemos o procedimento de retirada do líquido em um consultório veterinário por 2 vezes. Mas volta. e recentemente deixamos que o papo se desfizesse por si só. O que aconteceu há 3 semanas. Ele fez recentemente um ultrasson dos rins e constatou -se 2 pedras. A veterinária passou uma dieta a base de ração renal e pró- rim… proibiu qualquer fruta e alertou para os riscos de sobrecarregar o rim e o fígado. Ele gosta muito e parei de dar. Ele está tomando Hepvet. bastante água e a ração com patê de fígado. Mas não pode mesmo dar nenhuma fruta?

    1. a maioria das frutas são seguras, mesmo para cães que formam urólitos (“pedras”).
      Ele está comendo ração renal porque tem também insuficiência renal? ou apenas forma urólitos?

      Caso deseje, uma alternativa pode ser adotar a alimentação natural para ela – caso em que você precisaria de uma orientação nutricional profissional. No início de 2018, iniciaremos os serviços de orientação nutricional online… mas, caso deseje mudar a alimentação dele já, sugiro que procure um veterinário nutricionista na sua cidade 😉

      Um abraço!

  3. Muito bom esse post, doutora Bárbara!
    Meus cães gostam muito de banana, maçã e abacate (esse último sempre com moderação).
    Um deles gosta muito de melão e recusa as outras frutas. O melão também é recomendado?

    Obrigada,

  4. Olá boa noite, e sobre o coco seco? li algumas matérias dizendo q não pode, outras q pode, me esclareça por favor?!

    1. Olá, Kamilla!
      Se você estiver falando sobre a polpa do coco em si, pode dar sem problemas (com moderação porque é calórico, mas não é prejudicial à saúde).
      O que não é recomendável é dar coco ralado comprado em pacotinhos, por exemplo – pois estes geralmente contêm açúcar, conservantes, e outros componentes que podem não ser muito saudáveis.

      1. Aproveitando a questão, os meus gostam muito de óleo de coco. Dou uma colher pequena, de vez em quando. Pode ser prejudicial?

        Obrigada,

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}