julho 31

Tumores de Mama em Cadelas

33  comENTÁRIOS

Os tumores de mama representam aproximadamente 50% das neoplasias em cadelas, sendo duas a três vezes mais comuns em nossas companheiras caninas do que em mulheres. O uso de anticoncepcionais (em cadelas, para deixar bem claro) aumenta significativamente a chance de aparecimento dos tumores; por outro lado, a castração tem demonstrado diminuir a probabilidade: enquanto as cadelas que foram castradas antes do primeiro cio têm 0,05% de chance de desenvolverem tumores de mama, após o primeiro cio esta chance sobe para 8%, e chega a 26% após o segundo cio. Aparentemente, passado este período, a castração não mais ajuda a prevenir os tumores.

Assim como ocorre com a maioria dos tipos de neoplasias, as causas dos tumores de mama em cadelas não são totalmente conhecidas. Sabe-se que existe influência dos hormônios sexuais, e que, como já mencionamos acima, os anticoncepcionais aumentam a sua frequência, assim como as pseudocieses (gestações psicológicas). Em relação ao peso, é interessante observar que alguns estudos têm indicado que as fêmeas que eram magras em sua juventude – até os 2.5 anos -, têm menor predisposição aos tumores; já o peso nos 12 meses que antecedem o aparecimento do tumor parece não fazer diferença.

Cadela com tumores de mama
Cadela com tumor de mama.
Imagem: ANDA

Os tumores de mama em cadelas são fáceis de perceber: são nódulos, inicialmente pequenos, na região das mamas, podendo ficar entre elas. Se não forem removidos, podem ultrapassar 15 cm de diâmetro, e ulcerar (formar feridas que não cicatrizam). A indicação é sempre remover por cirurgia, podendo ser recomendável, conforme o caso, retirar também toda a cadeia mamária (todas as mamas) do lado envolvido, ou parte dela. Em algumas situações, ainda, pode ser preciso remover todas as mamas, dos dois lados.

É comum a recomendação da castração junto com a mastectomia (cirurgia para a retirada das mamas e tumores), como medida preventiva que visa a evitar ou retardar o aparecimento de novos tumores. Infelizmente, entretanto, o aparecimento dos tumores de mama é programado nos primeiros anos de vida, e a castração em conjunto com a remoção de tumores já existentes não tem o efeito protetor desejado.

A maioria dos casos ocorre em fêmeas com mais de 6 anos de idade, e raramente ocorre em animais com menos de 2 anos. A maioria dos autores afirma que cerca de 50% dos tumores de mama em cadelas são malignos, embora um estudo feito no Rio Grande do Sul tenha detectado 71,8% de tumores malignos! É possível que um mesmo animal tenha tumores malignos e benignos. Para saber se um tumor é maligno ou benigno, é preciso removê-lo e fazer um exame histopatológico, que é quando um pedacinho do tumor é analisado no microscópio para estudar as suas características.

Os tumores malignos podem gerar metástases em vários órgãos, inclusive nos pulmões. Para se avaliar uma cadela com tumores de mama, é importante fazer uma radiografia torácica, e assim verificar se é possível identificar metástases. Apesar de não ser necessário para todos os casos, pode-se fazer quimioterapia, que deve ser orientada por um profissional experiente. Com ou sem quimioterapia, grande parte do sucesso do tratamento está baseado: no momento da cirurgia (quanto antes melhor), na remoção completa dos tumores na primeira cirurgia, e na margem de segurança utilizada (uma área bem maior do que a ocupada pelo tumor deve ser removida). Então, não perca tempo: se identificar algum nódulo estranho na sua cadelinha, leve logo ao veterinário para tomar os cuidados necessários!


Você também pode gostar:

  1. Olá ! Minha cadela retirou um tumor e a cadeia mamária do lado direito onde estava o tumor, foi diagnosticado com carcinoma tubular simples Grau II. Só a cirurgia é o suficiente ou há a necessidade de outros procedimentos? Esse tumor é agressivo?

  2. Olá minha cachorrinha tem 8 anos de idade não é castrada,apareceu essa bolinha dura perto da mama dela,é uma bolinha bem dura,o que pode ser isso será??Devo levar-lá no veterinário e pedir exames?

  3. Boa noite, após uma cirurgia de retirada dos tumores, normalmente qual a chance de retorno dos tumores, e em media quanto tempo após começa aparecer novamente?

    1. Olá, Bruno!
      Não há uma média, já que vai depender do tipo de tumor, do estágio em que eles se encontravam no momento da cirurgia, e também da margem de segurança utilizada durante o procedimento (a margem de segurança é a quantidade de tecido saudável ao redor to tumor que foi retirada junto com ele… quanto maior a margem de segurança, menor a possibilidade de o tumor voltar, caso já não tenha se espalhado antes da cirurgia). Os tumores podem voltar a aparecer dentro de apenas algumas semanas, ou podem levar anos… ou, ainda, numa situação ideal, podem não voltar mais.

  4. Oi minha cachorra ainda nao fez 1 ano mais uma bolinha apareceu nao exatamente na mama mais sim perto dela , esses dias ela se machucou e depois de um tempinho percebi isto no peito dela oq eu devo fazer?

    1. Olá, Matheus!
      Leve ao veterinário para examinar e saber exatamente o que é. É possível que seja um tumor de mama, assim como pode ser um simples ferimento mesmo. Se for um tumor, é recomendável removê-lo e castrar.

  5. Boa noite, fiquei com uma dúvida! Tenho uma cachorrinha de 3 anos e achei dois pequenos nódulos na mama, levei ao veterinário que me aconselhou fazer uma cirurgia para retirada dos nódulos e junto fazer a castração para evitar que apareçam outros. Minha dúvida é, faço a castração???????? Produto favor me ajudem

    1. Olá, Izabella!
      Sim, a recomendação é castrar junto com a cirurgia para remover os tumores, para diminuir as chances de que eles voltem a aparecer (infelizmente, não há garantia de que não voltarão, mas a castração diminui a probabilidade de que isso aconteça).
      Um abraço!

  6. Oi Doutora,
    Esta semana minha cachorrinha de 12 anos foi ao vet e foi percebido um nodulo na mama , uma das 4 ultimas, o vet indicou a castração + a retirada das 4 ultimas mamas.
    Eu a levei em um segundo vet e este sugeriu a retirada total das mamas,
    Ela ja tem 12 anos e estou com medo de operar ela e nao ficar mais bem, ou ate mesmo morrer na cirurgia… ajude me

    1. Olá, Giselle!
      A princípio, a idade não é considerada um impedimento para que um cão possa ser operado. O que precisamos saber é se ela está saudável e apta a passar por um procedimento como estes. Para isso, o que recomendo sempre é que seja feita uma boa avaliação pré-operatória. Sugiro a leitura deste artigo para que entenda melhor a avaliação: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/

  7. Dra, minha basset tem 12 anos de idade ela fez uma cirurgia de retirada de caroço na mama aos 7 anos de idade agora com 12 ela fez outra para tirar outro caroço e castrar. Só que agora após 4 meses da 2 cirurgia apareceu outro caroço que está crescendo muito rápida na mama que sobrou perto da vagina dela. A veterinária que fez a cirurgia disse que tem que esperar 6 meses para fazer outro e que é possível que ela não resista a outra cirurgia. Estou num dilema quantas anestesias uma cachorra pode ter em vida e será que ela aguenta outra?

    1. Olá, Diego!
      Não existe um limite de quantas vezes um animal pode ser anestesiado, nem uma idade limite ou um intervalo mínimo entre um procedimento e outro.
      A nossa preocupação no momento de decidir operar ou não um cão deve ser, em primeiro lugar, como está a saúde dele. Para isso, fazemos a avaliação pré-operatória. Conforme o resultado da avaliação, pode-se concluir que o cão pode ser operado sem problemas, ou que algum tipo de adaptação na anestesia pode ser necessário (conforme o caso, pode-se optar por diferentes anestésicos), ou, ainda, que pelo menos neste momento, é melhor não operar exceto em situações de emergência.
      Sugiro que leia este artigo, acredito que pode ser útil: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/

  8. Dra, estou num dilema terrível sobre operar ou não a minha poodle de 15 anos. Quando o tumor de mama ainda era menor, fiz os exames e acusou problema no coração. A médica disse que ela corria risco de morrer por causa da anestesia. Fiquei com receio e optei por não fazer. Só que agora o tumor tá grande e o risco da cirurgia tá maior também. Existe alguma chance dela sair viva dessa cirurgia? Estou com remorso por não tê-la castrado quando novinha.

    1. Olá, Fátima!
      Esta é uma dúvida bem comum mesmo… o que recomendo sempre é que seja feita uma boa avaliação pré-operatória, para que vocês consigam saber exatamente qual é o risco da cirurgia, se ela pode ser feita, e/ou se exige algum tipo de adaptação na anestesia, por exemplo.

      Tenho dois artigos que podem lhe interessar. Recomendo que dê uma olhadinha neles, e fico à disposição caso tenha alguma dúvida:
      https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/
      https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/cao-esta-muito-velho-para-tratar-cancer/

      Um abraço!

    2. Oii Fatima.. espero ajudar.. Minha cachorrinha tbm tem 15 anos. tbm não fiz a castração dela novinha e me arrependi… porém.. fez hoje uma cirurgia para retirada de tumores na mamas… e estava gigante… praticamente 500g… estava enorme tadinha.. foram retirado todos esse grande e os outros pequenos.. ela esta mto bem.. medica disse que deu tudo certo.. ela iria fazer apenas um lado, ocorreu tudo tão bem que já fez o outro lado… deixamos ela na clinica essa noite pra poder tomar todos remedinhos certinhos e ficar um pouquinho no soro, pela idade.. Mas, faça os exames antes… vê se esta tudo bem com ela.. se tiver, faça sim… ajudará ela viver mais alguns anos ao seu lado… beijos

  9. Olá doutora , tenho uma labrador de 11 anos, ela nunca teve filhotes porém não é castrada , ela tinha pequenos tumores que de um tempo pra cá almentou significativamente, porém ela tem diabetes, e tenho medo dela não resistir a cirurgia. Ela corre muito risco de vida ? O que devo fazer ?

    1. Olá, Kenia!
      Embora a diabete possa ser considerada um fator de risco, ela não necessariamente impede a cirurgia. É preciso, primeiramente, que a diabetes esteja sob controle. Se ela estiver sob controle, façam os exames pré-operatórios para que o veterinário possa avaliar o risco da cirurgia de forma mais objetiva.
      Não existe cirurgia sem risco, mesmo para animais jovens e saudáveis. Mas uma boa avaliação pré-operatória (veja este artigo: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/ )ajuda o veterinário a prever de forma mais ou menos precisa como o cão irá responder à anestesia, e se será necessário algum tipo de adaptação na cirurgia – por exemplo, conforme o caso, ele pode escolher diferentes anestésicos, e pode precisar usar diferentes equipamentos.

  10. Olá, doutora. Minha cachorra tem 12 anos e foi castrada recentemente. Na cirurgia encontraram tumores nas mamas, mas os veterinários disseram que hoje em dia não se faz mais a retirada da mama junto com a castração, portanto ela terá que passar por nova cirurgia dentro de 30 dias. Isso procede? Não é mais agressivo para o animal passar por duas cirurgias em tão curto período de tempo do que fazer os dois procedimentos juntos? Obrigada.

    1. Achei uma cadela na rua com aproximadamente 14anos segundo a veterinária, estava com tumor em uma das mamas enorme, nessa segunda passada eles fizeram a cirurgia de remoção do tumor, removeram toda as mamas do lado onde estava o tumor e fizeram a castração juntamente com a cirurgia, ela está super bem já, mas ainda com os pontos que já estão super bem cicatrizados

  11. Doutor minha cadelinha é uma Basset e está com 15 anos ela já foi mãe de 4 filhotes aos 2 anos de idade, ela apresento câncer de mama aos 11 anos que no qual foi removido e castrada, depois teve aos 13 anos e foi removido o outro lado das mamas, hoje está com 15 anos um pouco macra e com tosses quando corre ou brinca e está aparecendo no sovaco da pata dianteira causando dor e só pensa em ficar dormindo dentro da casinha, o veterinário disse que está muito velha para fazer cirurgia e agora?

    1. Olá, Hudson!
      Não se pode assumir que um cão está inapto a ser operado com base apenas na sua idade. Recomendo que façam uma avaliação pré-operatória (https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/ ) nela antes de tomarem qualquer decisão neste sentido, pois assim vocês terão mais informações sobre o real estado de saúde dela.
      O ideal é procurar um vet oncologista. Caso optem por não tratar, sempre haverá a opção de cuidados paliativos (https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/cuidados-paliativos-para-caes/ ).

      Sugiro também que dê uma olhada neste artigo: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/cao-esta-muito-velho-para-tratar-cancer/

      Um abraço!

  12. Olá Dra Bárbara, tenho uma dachshund de 14 anos e meio, foi castrada com 7 anos e agora apareceu um tumorzinho na mama esquerda, ja levei em 4 veterinários e eles falam que precisa fazer a masctomia, e esta cirurgia é muito agressiva e meu coração esta dizendo pra não fazer….. Ela fez punção está semana, o resultado sai dia 10/8 Não sei o que fazer. ?

    1. Olá, aumiga!
      O ideal na maioria dos casos é fazer a cirurgia, porque estes tumores tendem a crescer, podendo se espalhar e até mesmo ulcerar – o que irá trazer ainda mais sofrimento a ela. Mas é claro que, para isso, será preciso fazer uma boa avaliação pré-operatória dela (veja este artigo: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/saude/cuidados-que-voce-deve-tomar-antes-de-operar-o-seu-cao-velhinho/ ).
      Caso optem por não operar, sempre há a opção de cuidados paliativos: https://www.meucaovelhinho.com.br/artigos/bem-estar-animal/cuidados-paliativos-para-caes/

      Melhoras para ela, e boa sorte <3

  13. oi boa noite minha cadela tem 28 ano esta com tumor nao sei que faço estou desempregada acho que doi alguem pode me ajudar.

    1. 28 anos? =O nossa, parabéns! Com certeza ela vem sendo muito bem cuidada!

      O que posso sugerir é que procure uma ONG na sua cidade. Algumas ONGs oferecem atendimento veterinário gratuito a pessoas que não tenham condições de pagar pelo tratamento, ou, pelo menos, poderão te ajudar a encontrar algum profissional que possa atender a preços reduzidos ou facilitar o pagamento.

      Em algumas poucas cidades, como São Paulo/SP e Florianópolis/SC, já existem também hospitais veterinários públicos. Se você morar em algum desses lugares, pode levá-la lá – mas é preciso comprovar situação de baixa renda.

      Por fim, minha última sugestão é que procure um hospital veterinário universitário, se houver algum na sua cidade. Geralmente há ótimos profissionais, e os atendimentos são mais baratos do que na maioria das clínicas particulares.

Comments are closed.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}